Cidade realiza mutirão para verificar casos de microcefalia

Preocupação com casos de microcefalia
Secom

Diante do surto de microcefalia identificado no Nordeste brasileiro, provavelmente causado pelo contato da mãe gestante com o Zica Vírus, a secretaria de Saúde da Prefeitura de Ilhéus promoverá um mutirão, no próximo domingo, 20 de dezembro, das 8 às 17 horas, para medir a circunferência cefálica e índice cefálico dos bebês ainda no ventre da mãe. A ação ocorrerá na Avenida Soares Lopes, ao lado da Catedral de São Sebastião, e tem por objetivo verificar com antecedência casos da doença em mulheres com mais de 16 semanas de gestação.

O mutirão - primeira iniciativa do tipo no Brasil - consistirá na realização de exames de ultrassonografias para medir o perímetro cefálico dos bebês ainda na barriga da mãe. De acordo com o secretário de Saúde, Antonio Ocké, essa ação permitirá que prováveis casos da doença sejam diagnosticados a tempo de evitar danos maiores às crianças.

Essa informação possibilitará que as mães tenham um pré-natal mais tranquilo, sem traumas psicológicos em função de ter a informação que a circunferência craniana do seu bebê está dentro do limite de normalidade para a idade gestacional que apresentar no momento do exame de ultrassonografia.

A campanha contará com a participação de dez profissionais que realizarão os exames, sob a coordenação do médico Roland Lavigne, especialista em Diagnóstico por Imagem e membro do Colégio Brasileiro de Radiologia e Diagnóstico por Imagem. Os dados serão tabulados e encaminhados pela Vigilância Epidemiológica do Município para o serviço de Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia e do Ministério da Saúde .

Para participar, a mulher com mais de 16 semanas de gestação precisa apresentar documento com foto, cartão do Sistema Único de Saúde (SUS) e, se possível, carteira de vacinação. A campanha contará com o apoio da empresa Sonosite Funji-Film, que fornecerá os equipamentos, da Câmara de Vereadores e Clínica Popular.

De acordo com a superintendente Técnica da Secretaria de Saúde, Gleiciane Birschner Hora, a medição possibilitará que as mães tenham um pré-natal mais tranquilo, sem traumas psicológicos, “já que ela terá a informação que a circunferência craniana do seu bebê está dentro do limite de normalidade para a idade gestacional”. Ainda segundo Gleiciene Birschner, em caso de anormalidade verificada, a gestante será encaminhada ao serviço de acolhimento psicológico e ao profissional médico responsável pela gravidesz de alto risco, no próprio SUS.

Microcefalia - A microcefalia é uma doença em que a cabeça e o cérebro das crianças são menores que o normal para a sua idade, influenciando o seu desenvolvimento mental. Geralmente, a microcefalia está presente quando o tamanho da cabeça de uma criança com um ano e três meses é menor que 42 centímetros. Isto ocorre porque os ossos da cabeça, que ao nascimento estão separados, se unem muito cedo, impedindo que o cérebro cresça normalmente.